Tuesday, February 21, 2017
Estudo revela que o cachet da maior parte dos DJ's é inferior ao de um apanha copos
Um estudo promovido pela Universidade da Beira Interior e que tinha como objectivo tentar perceber o quão bem paga é a actividade de DJ, concluiu precisamente o oposto. A grande maioria dos DJ's, em média, ganha menos que um 'apanha-copos', ou seja, aquelas pessoas que têm o nobre e necessário trabalho de ir apanhando os copos que se vão espalhando clube fora, ganham mais do que a maioria dos DJ's.
A notícia chegou sem grande surpresa à comunidade de música electrónica que vem desde há muito, reclamando alguma regulação no sector, marcado por muitos pagamentos debaixo da mesa e cachets extraordinariamente baixos.
Um DJ que conversou com o Beaten by Cables e preferiu manter o anonimato, falou-nos um pouco sobre o rumo que a actividade de DJ conheceu ao longo do tempo: "A tecnologia prostituiu por completo a minha profissão. Em primeiro lugar, não era qualquer um que era DJ. Implicava algum investimento em equipamento e compra de música e quer o material, quer a música não eram baratos. Hoje basta ter um computador e está feito. Para ter uma ideia, no fim dos anos 90 era normal eu receber uns 600 ou 700€ por um gig. Uma noite de trabalho. Tendo em conta o que a discoteca facturava era mais que justo. À data de hoje tenho gigs de 50 paus. Nem para a saca dá!"
Falámos também com os promotores de eventos, apontados como os principais responsáveis para esta degeneração e empobrecimento dos DJ's. Foi-nos dito que é impossível a maior parte das vezes prever o lucro de uma festa e segundo um dos promotores, "era só o que faltava, agora temos que pagar aos DJ's o mesmo caso a festa corra bem ou mal.. sabem bem os riscos que correm e que o mais certo, é serem mal pagos.. é como os polícias, ganham pouco mas sabem que a qualquer momento podem levar um balázio!"
O estudo concluiu que a média de cachet de um DJ nas grandes cidades em Portugal, ronda os 61€.
PS: Notícia falsa!
Visitem a nossa página de Facebook, aqui :)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment