Thursday, August 18, 2016

CRISE DIPLOMÁTICA: Marcelo Rebelo de Sousa impedido de entrar no Berghain



Na sua última visita a Berlim no passado mês de Julho, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido pelas suas habituais quebras de protocolo, decidiu deslocar-se até ao mais famoso clube nocturno de Berlim, o Berghain.

Fez-se acompanhar com apenas um dos seus seguranças e terá utilizado roupa informal, ao que apurámos.

Contudo, e como é habitual no Berghain, o presidente da República Portuguesa foi impedido de entrar no espaço. Quando questionou o porteiro sobre o motivo, este terá respondido: "Porque eu sou o porteiro do Berghain."

Sem saber, Sven Marquardt - o infame porteiro do espaço - terá desencadeado uma crise diplomática sem precedentes entre Portugal e a Alemanha.

Logo que a notícia veio hoje a público, a Presidência da República divulgou um comunicado que aqui reproduzimos:

"No passado dia 27 de Julho, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se até à zona de Ostbanhof em Berlim, juntamente com um elemento da sua equipa de segurança, com o objectivo de visitar a discoteca Berghain e aí dinamizar as relações bilaterais entre os dois países no que diz respeito à indústria da música electrónica.

Num gesto sem precedentes, o Sr. Sven Marquardt terá impedido a entrada do Sr. Presidente, sendo que, até à presente data, quer o clube, quer o porteiro, recusaram-se a apresentar um pedido de desculpas formal.

Como tal e em articulação com o governo da República, foi decidido o início de um embargo com efeitos imediatos, a tudo o que seja alemão e que esteja relacionado com música electrónica."

Na prática, o que é que implica este embargo:

- Proibição da entrada de qualquer cidadão alemão em qualquer espaço de divertimento nocturno e/ou festivais em Portugal
- Proibição de actuação de quaisquer DJ's alemães em território nacional
- Proibição de venda de faixas de produtores alemães em lojas de discos e/ou sites (ex: Beatport)

Para além disso a reacção de milhares de DJ's em Portugal não se fez esperar e numa acção marcada para hoje nos jardins de Belém, em sinal de protesto, serão queimados mais de 1000 pares de headphones da marca Sennheiser.

A grande preocupação neste momento passa pelo festival Forte, que se realiza nos próximos dias 25, 26 e 27 de Agosto em Montemor-o-Velho e que tem prevista a actuação da grande sensação do techno alemão, Ben Klock.

Contactados pelo Beaten by Cables, responsáveis do festival mantêm-se confiantes que esta crise se irá resolver rapidamente.

Visitem a nossa página de Facebook, aqui :)

1 comment: