Thursday, September 22, 2016
Chegada de dealer a um after provoca reacção idêntica à experiência realizada por Pavlov
Uma investigação conduzida por seis investigadores da Universidade de São Petersburgo e que foi publicada na revista Science, conclui que a chegada de um dealer a um after hours, provoca nos seus intervenientes, uma reacção idêntica aquela encontrada por Ivan Pavlov na sua experiência com cães, há quase um século.
Relembramos que a experiência de Pavlov consistiu na observação do comportamento de cães e respectivas reacções aquando do seu estímulo na área do paladar.
Em português corrente, o Pavlov aparecia com a tigela e mesmo que esta não tivesse comida, os cães começavam a salivar de qualquer forma. A este comportamento, chamou o Pavlov de condicionamento clássico. Abriu caminho para mais teorias na área da psicologia comportamental e consequentes aplicações em áreas tão diversas, como as ciências propriamente ditas ou a publicidade.
Este estudo foi realizado em mais de trezentos after hours ao longo de cinco anos, tendo-se verificado que sempre que aparecia um dealer, a produção de saliva nas pessoas que lá se encontravam disparava em quase 1000%.
"É impressionante. Assim que o player entrava em campo, era o ver se te havias. Muitas vezes e propositadamente, mandávamos lá o tipo sem nada. As reacções de desilusão e tristeza eram significativas, pormenores também apontados por Pavlov no seu estudo inicial nos anos 20."
Os investigadores acrescentam ainda nas considerações do seu estudo que os frequentadores de after hours, ao longo do tempo, desenvolvem um síndrome que designam por "Insaciabilidade Psico-Fisiológica Incontrolável", onde o individuo perde por completo a noção daquilo que realmente precisa e continua de forma imparável, salivando até a conta chegar a -300€.
Visitem a nossa página de Facebook, aqui :)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment